Dos baby boomers aos milleniuns, cada geração traz benefícios e desafios para a empresa. Como encontrar o equilíbrio e promover a integração entre elas?
O encontro de gerações no mercado de trabalho é muito comum nas empresas. Além das possibilidades de troca de conhecimento, coexiste também as variações quanto ao modo de pensar, se expressar e agir devido às vivências e experiências que ajudam a construir os perfis profissionais.
O convívio entre essas gerações promove a diversidade e enriquece o cenário corporativo. No entanto, também podem gerar conflitos de interesses. Por isso, uma das tarefas do gestor de recursos humanos é gerenciar os talentos da organização para promover um bom ambiente de trabalho. Isso envolve entender as necessidades de cada geração e suas principais características para ter uma visão holística sobre seu público interno.
Esse artigo irá te ajudar a entender algumas das principais características de cada geração no mercado de trabalho, seus comportamentos e interesses. Confira a seguir:
Conheça as gerações que formam um bom ambiente de trabalho
- Os baby boomers são aqueles nascidos entre 1940 e 1960. Eles são reconhecidos como profissionais mais tradicionais, que buscam segurança e estabilidade. Também gostam de ser reconhecidos por sua experiência profissional.
- A geração X nasceu entre 1960 e 1980. Ela possui características marcantes, como o compromisso com sua carreira, busca pela estabilidade e são adeptos a rotinas. Porém, são mais flexíveis em relação a novas formas de trabalho.
- A geração Y, também conhecida como millennials, nasceu entre 1980 e 2000. Esses profissionais vivenciaram os maiores avanços e inovações quanto a comunicação e internet. Logo, veem a tecnologia como aliada no dia a dia. Essa geração busca flexibilidade, conciliação entre a realização pessoal e profissional, além de buscar benefícios. Estão sempre em busca de crescimento.
- Por fim, a geração Z nasceu a partir dos anos 90. Eles já nasceram em um mundo virtual, tecnológico e interativo e estão começando a ingressar no mercado de trabalho. São multitarefas, digitais, realistas e possuem seus valores pessoais definidos.
Com essas gerações convivendo no dia a dia das empresas, são crescentes os desafios de recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos. Por isso, é importante conhecer muito bem o público interno e adequar os benefícios para que atendam as expectativas de todos visando a isonomia no ambiente empresarial.
Como promover um bom ambiente de trabalho entre as gerações
Algumas práticas que podem ser adaptadas para promover a integração de acordo com a realidade da sua empresa:
Fortaleça a comunicação interna e ações de endomarketing
Uma cultura organizacional forte é o primeiro passo para a integração e um bom ambiente de trabalho. Por isso, invista no fortalecimento da comunicação interna para que todos estejam sempre alinhados aos objetivos estratégicos da organização, bem como comunicados e informações gerais.
Busque utilizar os canais de comunicação tradicionais e também os digitais que promovam a cultura de interação. Outro ponto importante são as ações de endomarketing com foco na motivação, engajamento e reconhecimento aos colaboradores. As ações de feedbacks são interessantes também.
Proporcione treinamentos de acordo com as dificuldades apresentadas
Treinamentos, palestras e workshops são excelentes ferramentas de integração e interação entre equipes. Para isso, conheça o público interno e ofereça subsídios para eles se desenvolverem em meio a dificuldades.
Busque também oferecer possibilidades de dinâmicas que estimulem a criatividade e a troca de experiências. Busque a instrução sobre o uso de novas tecnologias e suas aplicabilidades para facilitar as tarefas do dia a dia.
Ofereça benefícios além do salário
Os benefícios são muito bem vistos por todas as gerações, principalmente para as gerações Y e Z, que prezam pela relação valorização do trabalho versus qualidade de vida. Por isso, benefícios que focam no bem-estar do colaborador podem contribuir para a fidelização e contribuir para um bom ambiente de trabalho.
Por exemplo: assistência médica, participação nos lucros, vale-alimentação, vale-refeição, desenvolvimento de parcerias comerciais, horários flexíveis e o serviço de fretamento.
Esse artigo te ajudou a entender melhor sobre as diferentes gerações no mercado de trabalho e como integrá-las? Então, compartilhe em suas redes e deixe seu comentário abaixo.
Somos a BusUp. Transporte inteligente para sua empresa economizar até 40% com fretamento.
Gostou? Entre em contato com nossa equipe para mais informações. Calculou, economizou, mudou para a BusUp.